sábado, 19 de outubro de 2013

Vitiligo

 Vitiligo
Eu estava devendo esse post para algumas seguidoras da página Morando no Japão, hoje finalmente sobrou um tempinho e vou contar um pouco sobre minha experiência como portadora do vitiligo.
Como a maioria já devem saber, o vitiligo é uma doença não contagiosa em que ocorre  perda da pigmentação natural da pele, o vitiligo se manifesta na forma de manchas brancas de tamanhos variados pelo corpo.
Qual a causa e como se pega?
Ainda não se sabe a causa mas existem teorias que tentam explicar:
*Hereditário- quando a pessoa tem familiares com a doença.
*Causa emocional- estresse, mudanças bruscas de hábito, algum trauma que tenha ocorrido na infância...
*Sol- uma vez li um relato de uma moça, ela contou que as manchas surgiram após ela ter tomado sol e pego uma insolação. 
A minha mancha surgiu após a crise econômica de 2009, passei por momentos difíceis, mudei de emprego e o novo foi muito diferente, passei por muito estresse no trabalho, na fase de adaptação passei muito nervoso, raiva...eu era uma pessoa que guardava tudo pra mim, e isso se manifestava na minha pele através de psoríases(manchas vermelhas e escamosas pelo corpo), depois de seis meses trabalhando nessa fábrica, comecei a perceber que minha palpebra do olho esquerdo começou a desbotar, no inicio tudo bem, deixei pra lá, mas com o passar do tempo fui percebendo que cada dia desbotava mais e isso começou a me incomodar.


Fui no dermatologista e ele deu o diagnóstico de vitiligo, meu mundo caiu, e para piorar o médico disse que não tinha cura, eu era totalmente leiga sobre o assunto, a única referência da doença que eu tinha era o Michael Jackson(desespero total, medo de ficar toda branca rs).
Procurei outros médicos e comecei a fazer pesquisas para saber mais sobre o vitiligo, confesso que tentei de tudo que estava ao meu alcance, tudo que eu via na internete eu queria(usei uma pomada importada que minha mãe mandou do Brasil, usei colírio para glaucoma, li que ele escureceria a pele, nada resolveu, e cada vez que eu olhava no espelho eu via a mancha maior e mais branca, comecei a ver manchas pelo corpo(tudo de fundo psicológico)...
Só me toquei depois que li um post de uma moça, a médica dela disse que ela tinha que deixar o vitiligo em segundo plano, e todos os dias pensar: não te VI, TI LIGO , a frase ficou gravada na minha cabeça e isso me fez ver tudo de forma diferente, passei a pensar menos, a olhar menos para a mancha, comecei a pesquisar sobre alimentos, vitaminas e formas para disfarçar a parte branca.                                     
Como no Japão o verão é curto e minha pele fica clara quase que o ano todo, uso todos os dias filtro solar fator 50 para proteger a mancha e passo sobre ela um lápis de sobrancelhas marrom, passo suavimente só para igualar o tom da pele.
Voltei a usar maquiagem e com esse truque do lápis a mancha some, isso me deixou super feliz. Esse lápis pode ser de qualquer marca, basta escolher uma cor que passando sobre a mancha ele consiga igualar o tom da pele,  o lápis para sobrancelhas é sequinho e dura o dia todo na pele.


Alimentos indicados:
ovos, carne de boi, nozes, feijão,repolho roxo, frutos do mar, requeijão, leite desnatado, amendoim,  além de sementes como a de abóbora e de gergelim.
 Atenção especial deve ser dada aos alimentos fontes de vitamina A, responsável por manter saudáveis as camadas externas de tecido. Os alimentos fontes de vitamina A são: óleo de fígado de peixe, vegetais verdes e amarelos, cenouras, , ovos, leite, queijos, iogurtes e margarinas. Comer frutos amarelos(melão, banana e pêra).
Água magnetizada faz muito bem para quem tem o vitiligo, uma portadora há 3 anos, com 4 meses bebendo a água obteve um resultado bem expressivo. (tentei postar o video mas não consegui, procurem no you tube- Depoimento de cura Vitiligo


ÁGUA ALCALINA IONIZADA
Benefícios:
Melhora e Prevenção de doenças relacionadas a estresse oxidativo, tais como diabetes, ateroesclerose (doença cardiovascular),doenças neurodegenerativa (Parkinson, alzheimer,etc).
Melhora e Prevenção de sintomas gastrointestinais, tais como, diarreia crônica, azia, gastrite, náusea, falta de apetite e constipação.
Melhora da fadiga crônica
Melhora de enxaqueca
Facilitador no Emagrecimento
Resultados comprovados em casos de vitiligo
Essa água magnetizada da Kirin é fácil de encontrar nos supermercados de todo o Japão  


Alimentos que devem ser evitados:
Alimentos gordurosos, carne de porco, torresmo, feijoada, rabada, defumados e frituras.

Vitaminas indicadas:
Antioxidantes como vitamina E, vitamina C, Betacaroteno e Ácido fólico, podem eventualmente melhorar as lesões do vitiligo. 

                                 Ácido Fólico

                                       
                                        Vitamina C


                                                   Vitamina E
                                              

Li que estudos mostram que estresse fisico, emocional e ansiedade podem agravar a doença, infelizmente ainda não existe cura, mas existem vários tratamentos(aqui no Japão acredito que em cidades maiores talvez tenha tratamentos modernos, aqui na minha cidade infelizmente não tem), então o jeito é procurar estar de bem com a vida, distraindo com coisas que nos fazem bem e seguir em frente,  sempre alegres e felizes, hoje em dia o vitiligo não me incomoda mais, espero que seja igual com vocês!!

                                                 Abraços e até o próximo post!!

 

Um comentário: